Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Como escolher 

 
 

Existem duas técnicas mais conhecidas para avaliar ações.

Uma delas é a análise fundamentalista, que consiste em avaliar, como o próprio nome sugere, os fundamentos da empresa. Neste modelo de análise busca-se fazer um levantamento detalhado das informações e dados da empresa (balanço, contabilidade, estilo de gestão, entre outros). Analisa-se ainda o setor ao qual a empresa pertence, mercados potenciais e todas as informações relevantes e que de alguma forma possam ser refletidas no preço das ações. É um dos modelos mais aceitos e difundidos.

A outra é a análise técnica (grafista), que realiza projeções baseadas no comportamento passado dos preços da ação, ou seja, no seu histórico de desempenho.

É com base nessas duas análises que especialistas tomam suas decisões de investimentos e que as corretoras se norteiam para indicar a compra ou a venda de alguma ação.

É bom lembrar que a seleção de uma carteira de ações requer uma técnica muito sofisticada e que são analisadas muitas variáveis que afetam o preço dessas ações. Para ter sucesso nessa empreitada, é importante que escolha um parceiro (corretora ou home broker) que corresponda a suas expectativas como investidor e que ofereça informações constantes sobre seus investimentos.

Mas é bom lembrar que o principal interessado é o investidor e, portanto, cabe a você manter-se sempre bem informado para tomar as melhores decisões.

Antes de comprar uma ação, preste atenção:

Não aplique o dinheiro que pode precisar no curto prazo. Investimentos em ações são recomendados para quem tem objetivos de longo prazo e são indicados para diversificar seu patrimônio.

Seja rigoroso no planejamento financeiro. É importante ter capacidade de recursos para cumprir o planejado.
Reavalie sistematicamente seus objetivos. Eles podem mudar ao longo do tempo, e seus investimentos devem sempre acompanhar estas mudanças.

Esteja preparado para momentos de crise do mercado.

Diversifique sempre. Não aplique todos os seus recursos no mercado acionário, muito menos em uma única ação. Escolha empresas diferentes, preferencialmente de setores diferentes, para pulverizar o risco.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.