Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Índices 

 
 

Um índice de ações indica a variação média de preços de uma cesta de ações, chamada de carteira teórica, em um determinado período. Seus valores são expressos em pontos e sua variação é medida em percentual.

Os índices vão se diferenciar de acordo com os segmentos que abrangem. Suas carteiras podem representar determinados setores industriais, os papéis mais negociados, as maiores empresas do mercado, os níveis de governança corporativa diferenciados ou outra categoria.

Cada índice é criado a partir de regras específicas que elegem os papéis que vão compor sua carteira. O índice serve como ponto de referência (benchmark) para medir o desempenho de determinado mercado, conjunto de empresas ou ações de um setor específico.

Eles cumprem basicamente três objetivos: são indicadores de variação de preços do mercado, servem de parâmetros para avaliação de performance de portfólios e podem ainda ser instrumentos de negociação no mercado futuro.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.