Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Entenda como as novas regras da poupança afetam o seu bolso 

6/5/2012

 
As regras de rentabilidade da poupança mudaram. Agora, quem aplicar dinheiro na caderneta terá que saber como anda a taxa básica de juros (Selic) para calcular quanto vai ganhar com o investimento.

As regras de rentabilidade da poupança mudaram. Agora, quem aplicar dinheiro na caderneta terá que saber como anda a taxa básica de juros (Selic) para calcular quanto vai ganhar com o investimento.

Se a Selic estiver acima de 8,5%, nada muda. Seu dinheiro será remunerado a uma taxa de 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial). Veja o significado de TR em nosso Glossário.

Porém, se a Selic for reduzida pelo Comitê de Política Monetária do BC a 8,5% ou menos, a remuneração da poupança passará imediatamente a ser 70% do valor da Selic mais TR. Assim, tudo o que você tiver depositado na poupança depois de 4 de maio renderá, a cada 30 dias, de acordo com essas novas regras. Os depósitos anteriores a essa data, no entanto, continuam a ser remunerados, mês a mês, por período indeterminado, como antes: 0,5% mais TR.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que anunciou a medida, outras regras permanecem iguais. “liquidez diária, ou seja, o poupador saca o dinheiro quando quiser, rentabilidade mensal, isenção do Imposto de Renda e sem  limite de aplicação”. Vale lembrar que, quando o saque é realizado antes do aniversário da poupança, o investidor não recebe remuneração pelos recursos que sacou.

Na prática
Continua confuso sobre quanto significa 70% da Selic? Confira a tabela de quanto será a sua rentabilidade, na prática:

Isso significa que, investindo os valores abaixo, você será remunerado da seguinte forma:



Por que o governo alterou a rentabilidade?
A queda da taxa básica de juros é um bom negócio para o consumidor. Com taxas mais baixas, fica mais barato adquirir crédito, financiar bens e aumentar o consumo de maneira geral. Porém, a remuneração fixa da poupança estava sendo um impeditivo para que o governo continuasse reduzindo os juros.

Para ter essa flexibilidade, o governo decidiu então alterar as regras de rentabilidade da poupança, criando assim condições para alterar a taxa Selic da forma que for melhor para a economia brasileira.


Veja também a matéria que explica o cenário para os investimentos com a Selic de um dígito.


Avaliação:
Comentários postados (4)
Por: Samuel Berg Maia em 24/5/2012 às 12:40
Gostei das explicações. Ajudam a entender um pouco do economês.
Por: José Gonçalves de Sá Neto em 24/5/2012 às 0:01
A manobra do Governo e dos Bancos é a seguinte; Os bancos tiveram que baixar os juros e com isso perdera um pouco dos seus lucros astronomicos, então para compensar isso o governo resolveu atrelar a poupança a taxa selic, com isso os bancos remuneram menos a poupança e compensam suas perdas e compensar mais essa perda já aumentaram o preço dos serviços bancários. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, o governo do desgoverno não perde nunca, nem os bancos. È a exploração do povo.
Por: Roberto Xavier em 23/5/2012 às 14:23
O governo está apostando na queda da Selic. Isto contraria o que economistas e palpiteiros diziam há bem pouco tempo, que a fixação da taxa Selic dependia da tendência da inflação. Mais consumo, inflação alta, então o que se viu foi a queda da produção industrial. O cenário que se vê hoje é de incentivar o consumo com o crédito mais baixo e acessível a mais pessoas. O que deverá ocasionar inflação alta. Se o índice da inflação era um parâmetro para fixar a taxa Selic, como apostar em queda?
Deixe seu comentário
Nome  
  E-mail   
Comentário  
500 | Máximo 500 caracteres



Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.