Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Comece o segundo semestre com as finanças em ordem - Parte II 

1/9/2009

 
Identifique onde é possível reduzir despesas. Acredite: em alguns casos, isso pode ser feito de maneira mais simples do que se imagina.

2ª Etapa - Com as planilhas em mãos, você tem um verdadeiro raio-X das suas finanças pessoais. Agora, chegou a hora de encontrar oportunidades para reduzir despesas. Sempre é possível fazer economia de maneira simples. Em alguns casos, acredite, é possível diminuir os gastos sem necessariamente abrir mão de alguns itens de consumo. Basta fazer de maneira mais econômica. Um exemplo típico é adequar o plano do celular. A sua conta é adequada ao seu perfil? Você já pesquisou um plano de internet com melhores condições?

Para as despesas eventuais, como as compras de presentes para os amiguinhos de escola do filho, a recomendação é estipular um limite de valor, e ter disciplina. Não fugir da regra, nem mesmo diante de uma tentadora promoção.

Agora, se o seu saldo fechou negativo, não vacile: corte gastos. Esqueça por algum tempo, por exemplo, aquele pacote completo da TV a cabo. Tente se livrar de outros custos fixos que, muitas vezes, na realidade nem fazem tanta falta. Reúna a família e envolva todos neste projeto de contenção de gastos. Tenha como meta fechar o orçamento no azul a partir de um prazo estipulado.

Tente renegociar melhores condições para o pagamento das dívidas. Procure os credores, sejam lojas ou operadoras de cartão de crédito, e proponha uma redução nos juros. Nesta etapa, busque orientação da Fundação Procon da sua região.

Só deve considerar a etapa seguinte do orçamento doméstico quem tiver fechado o saldo da primeira etapa no azul. Ou seja, a diferença entre a receita e as despesas da família ficou positiva, o que significa que é possível traçar metas para realizar os sonhos e projetos.

3ª Etapa - Aqui é hora de planejar os gastos e despesas futuros. Liste os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Se a sua meta é passar o fim do ano com a família na praia, faça uma estimativa dos gastos e, o mais importante, projete quanto precisará economizar até dezembro para bancar a viagem. Caso você já esteja pensando em trocar o carro no próximo ano, inclua também esse objetivo na meta. Depois faça a lista dos projetos e sonhos de longo prazo, como comprar a casa própria ou um imóvel na praia.

O importante é estipular um prazo para todos os itens. Depois é preciso traçar um plano de investimento para tornar os projetos realidade. Identifique qual fundo de investimento é o mais indicado para cada um dos seus objetivos (consulte a Seção de Fundos do portal). Lembre-se que as aplicações de menor risco são as mais indicadas para o curto prazo.


Avaliação:
Deixe seu comentário
Nome  
  E-mail   
Comentário  
500 | Máximo 500 caracteres



Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.