Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Como calcular a rentabilidade de um fundo de investimento 

3/3/2008

 
Acompanhar a performance de seu fundo de investimento é uma atitude sadia e responsável. Com dados específicos desde o início de sua aplicação permitem a você calcular a rentabilidade do seu investimento.

A cota de um fundo reflete a soma do valor de mercado de todos os títulos que o gestor comprou para determinada carteira. O Administrador ou a empresa que presta serviço de controladoria para o fundo calcula o valor de mercado de cada um desses títulos diariamente. É a chamada marcação a mercado.

Esses cálculos são complexos e envolvem uma série de teorias de finanças que não são simples de explicar a um leigo. Grosso modo, deve-se considerar na marcação a mercado o “preço” que o mercado pagaria por um título, se ele fosse negociado neste dia. A soma do valor de mercado dos títulos da carteira do fundo menos as despesas forma o patrimônio líquido (PL). Dividindo-se o PL pelo número de cotas emitidas pelo fundo, chega-se ao valor diário da cota de cada fundo.

Para o investidor, a cota serve para calcular a fatia que ele tem de cada fundo. Além disto, serve para você saber se está tendo uma variação positiva ou negativa em sua aplicação, acompanhando o valor da cota ao longo do tempo. Exatamente por isso é bom saber quantas cotas você comprou e quanto você pagou por elas (valor da cota). Em toda aplicação o Administrador envia um extrato aos cotistas com esta informação.

Como acompanhar

Acompanhar a rentabilidade de um fundo não é uma tarefa muito difícil. Mensalmente o Administrador envia para todos os cotistas um extrato com esta informação. Outro caminho é ver nos jornais as tabelas com os valores das cotas dos fundos de investimento e os seus ganhos periódicos, para saber como vem se comportando a performance de um determinado fundo.

Alem disto, acompanhar a performance de seu fundo de investimento também é uma forma de saber se o gestor está tendo um bom desempenho. É bom que você não tenha dúvidas sobre a instituição gestora, nem sobre a qualificação dos profissionais que trabalham nela. Contudo, acompanhar regularmente a rentabilidade de seu fundo é uma atitude saudável e responsável. Afinal, é seu dinheiro que está em jogo.

Outra forma de acompanhar as performances dos fundos de investimento é o boletim estatístico da própria Anbid, publicado mensalmente no endereço http://www.anbid.com.br. Fique de olho também nas assembleias de cotistas, pois é nelas que o destino de seu dinheiro está sendo discutido.

Para conhecer os ganhos nominais de seus investimentos, você precisa ter dados precisos desde o primeiro dia de sua aplicação. Com estas informações em mãos, use as tabelas abaixo para fazer seus cálculos.


Fonte: Guia Valor de finanças pessoais


Avaliação:
Comentários postados (75)
Por: morais em 19/4/2013 às 14:31
Muito boa a dica, simples, facil de absorver e entender os mecanismos. Se possivel, seria interessante algo sobre as aplicações em bolsa de valores, como proceder? pode comentar sobre?
Por: José Maria Vizentin em 1/2/2013 às 15:40
Aprendi calcular juros, Ex: J = CIT sobre 100 Gostaria de rever fórmulas, quando quero calcular juros, por dia, mes e ano. bem como as demais fórmulas para se calcular, taxa, tempo e capital.. grato. boa tarde.
Por: caloos em 19/1/2013 às 11:46
muito interressante, uma vez que pude entender perfeitamente os exemplos a cima explicados
Deixe seu comentário
Nome  
  E-mail   
Comentário  
500 | Máximo 500 caracteres



Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.