Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Os conselhos para modelos e jogadores de futebol que também servem para você 

21/6/2017

 
As sugestões de consultores que atendem públicos específicos mostram que disciplina e persistência fazem bem para o bolso de todos nós

Um consultor financeiro está se tornando conhecido nos Estados Unidos pelos conselhos que tem dado a um público em especial: o das modelos. Há quatro anos, Michael Tumminia atendeu pela primeira vez uma cliente que era modelo e estava precisando organizar as próprias finanças. E

la o indicou para outra, e outra, e outra – e ele virou o “guru” das meninas. Como modelo, disse Tumminia em uma entrevista recente ao jornal The New York Times, é possível viver muito bem, mas a forma como o dinheiro bate à porta torna tudo um pouco mais desafiador.


Vamos entender as razões. Modelos são profissionais autônomos, contratadas por serviço, que geralmente não recebem um valor constante a cada mês, como alguém que seja assalariado. Exatamente por essa razão, modelos precisam calcular e pagar impostos por sua conta. Fora isso, normalmente são pessoas muito jovens – e com relativa frequência, se tiverem sucesso nas passarelas, ganham grandes somas de dinheiro de uma vez. Nessas condições, a tentação de pegar toda a grana e sair gastando é enorme. Mas é importante lembrar que em profissões como essa, a aposentadoria (e o fim dos cachês milionários) costuma chegar cedo.

Por isso, os objetivos de Tumminia com as contas das modelos costumam se resumir a menos de meia dúzia. Primeiro, ele precisa ensiná-las a separar a vida financeira pessoal da vida financeira profissional. É o primeiro passo para que, então, ele consiga desenvolver um orçamento mensal, que inclua planejamento tributário. Por fim, Tumminia discute com as modelos quais são seus objetivos de longo prazo e estabelece planos financeiros para que elas consigam atingi-los. Seu conselho mais usual às meninas em rápida ascensão profissional, loucas por uma Ferrari ou uma casa em um bairro badalado: não mudar de vida. Primeiro, é preciso acumular.

Os desafios de aconselhar financeiramente as modelos se parecem com os de Sean Roberts, um jogador de futebol que se tornou conhecido como goleiro do Ajax Cape Town, um time da África do Sul. Ele passou a aconselhar os colegas jogadores depois de ter tido de arrumar as próprias contas no susto: Roberts sofreu uma grave lesão no joelho que poderia tê-lo tirado dos gramados prematuramente. "Oitenta por cento dos jogadores de futebol sul-africanos estão completamente falidos cinco anos após pararem de jogar", disse o goleiro em uma entrevista à BBC.

A reabilitação de Roberts demorou dois anos. Durante esse período, ele estudou finanças e acabou se tornando um consultor. Decidiu ter os colegas jogadores como público-alvo porque, em geral, mesmo ganhando uma fortuna, eles conhecem pouco sobre como cuidar do próprio dinheiro. “Economizar dinheiro requer muita disciplina. Parece fácil, mas não é”, disse.

O conselho mais usual de Roberts aos colegas jogadores é de que tentem economizar e investir entre 10% e 20% da renda mensal. Para meninos que começam a jogar futebol antes dos 20 anos, é um volume suficiente para permiti-los acumular um belo patrimônio até por volta dos 30 anos, avalia o goleiro-consultor.

Modelos e jogadores de futebol podem até parecer pessoas especiais – mas veja que do ponto de vista financeiro (a não ser pelo tamanho da conta bancária!), eles e nós temos os mesmos desafios. É preciso organizar o orçamento para então poupar e investir, de modo a atingir objetivos maiores no futuro. Guarde sempre esses conselhos com você!


Avaliação:
Comentários postados (2)
Por: Luiz em 7/7/2017 às 18:17
Simples, mas correto e eficiente.
Por: carlos alberto de gusmao lobo neto em 3/7/2017 às 17:15
no texto orienta a economizar, quais seriam os próximos passos
Deixe seu comentário
Nome  
  E-mail   
Comentário  
500 | Máximo 500 caracteres



Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.