Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Emissão de nota promissória registrou crescimento de 2.900% 

16/9/2009

 
A renda fixa lidera as emissões em 2008, com aumento de 38,1%. Destaque para as notas promissórias, com crescimento de 93,1%. Acompanhe as informações do Boletim Anbid Mercado de Capitais de Agosto/2008.

No mês passado as emissões de dívidas (renda fixa) e ações (renda variável) somaram R$ 5,5 bilhões. O volume representa um aumento de 84,4% em comparação ao mesmo período de 2007, segundo o Boletim Anbid de Mercado de Capitais.

No período os destaques foram os FIDCs (Fundos de Direitos Creditórios), que apresentaram um aumento de 382,4%, e as notas promissórias, com um crescimento de 2.900%.

Acumulado do ano

Entre janeiro e agosto, o volume das emissões de renda variável e dívida apresentaram aumento de 5,9% em comparação aos oito primeiros meses do ano anterior. A renda fixa lidera as emissões em 2008, com aumento de 38,1%. Destaque para as notas promissórias, com crescimento de 93,1%. Já as ações tiveram redução de 25%.

Renda variável

Neste ano quatro companhias fizeram suas estreias no mercado acionário. A maior parte dos recursos captados nas ofertas primárias de ações (55,7%) teve como destino as operações de aquisições de participações em outras empresas.

Há dez ofertas de ações em análise na CVM - Comissão de Valores Mobiliários: Alupar Investimento, Renova Energia, Ersa, Solvay, Light, San Antonio, LocarAlpha, Tivit, Rede Energia e Visanet.

Renda fixa

A Telemar Norte Leste fez a emissão da nota promissória de maior valor registrada nos últimos três meses (R$ 3,6 bilhões). Companhias como Votorantim Finanças, Bradespar, Andrade Gutierrez Participações, entre outras, também utilizaram este instrumento de curto prazo para captar recursos no mercado. Entre janeiro e agosto, as notas promissórias cresceram 93%.

Os FIDCs também tiveram uma participação significativa no mercado de capitais, com 40 emissões de janeiro a agosto.

Já a emissão de debêntures apresentou redução de 27,3% no acumulado de janeiro a agosto de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado.


Avaliação:
Deixe seu comentário
Nome  
  E-mail   
Comentário  
500 | Máximo 500 caracteres



Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.