Como Investir ­ Seu orçamento
Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Seu orçamento 

 
 

Apesar de não ter que dar satisfação a ninguém, você precisa tomar conta do seu dinheiro para não abrir um rombo nas suas finanças. Primeiramente, coloque todas as suas receitas e despesas mensais no papel. Somente com esses números em mãos será possível entender para onde vai o seu dinheiro e, melhor ainda, para onde deveria ir.

Se tudo o que você ganha vai direto para pagar o cartão de crédito e os cheques pré-datados daquele vestido que custou quase o seu salário, algo está errado. Uma parte desse dinheiro que você recebe todo mês precisa ser utilizada na construção do seu patrimônio. 

Dividir o apartamento com uma amiga pode ajudar nas despesas fixas da casa. No entanto, observe que no geral o contrato de aluguel, por exemplo, é feito no nome de apenas uma pessoa. Ou seja, não há garantia que em um momento de aperto você não tenha que assumir as despesas sozinha. 

O
melhor é ser conservadora e manter os custos fixos dentro de um patamar independente da sua amiga. Assim, você evita transtornos caso ela tenha algum imprevisto e não consiga ajudar com parte das despesas.



Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.