Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Como Negociar 

 
 

O investidor deve sempre procurar diversificar sua carteia de investimentos, em diversos mercados, buscando, dessa forma, beneficiar-se dos diferentes movimentos.

A debênture é um título de crédito, ou seja, uma obrigação da empresa emissora em pagar periodicamente rendimentos aos seus investidores.

São basicamente duas as formas de um investidor ter acesso ao mercado de Debêntures.

A primeira delas é adquirir diretamente o título. Para isso, deve buscar se informar sobre a companhia emissora, escolher um agente de mercado (distribuidora ou corretora de valores) para realizar sua operação.

A segunda é adquirir cotas de fundos de investimento que tenham debêntures em sua carteira.

Nos fundos multimercados, por exemplo, o investimento em debêntures pode objetivar a conversão desses títulos em ações. Nessa opção, o investidor conta com uma equipe experiente de gestão, que tem a responsabilidade de buscar as melhores alternativas disponíveis no mercado, sempre de acordo com a política de investimento determinada em seu regulamento.

Caso o investidor deseje investir isoladamente, pode adquirir debêntures com seu corretor ou distribuidor, que realizará a operação por um destes sistemas de negociação:

• Mercado de balcão organizado, por meio de uma instituição devidamente autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários);
• SND (Sistema Nacional de Debêntures) administrado pela Andima e operacionalizado pela Cetip;
• Bovespa Fix, sistema de renda fixa da BM&FBovespa S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (antiga Bolsa de Valores de São Paulo).


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.