Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Diversificação 

 
 

Diversificar os investimentos é uma das formas de reduzir o risco de uma carteira de investimentos.

Do ponto de vista do investidor, uma debênture é uma opção de investimento em um título de renda fixa de longo prazo. Normalmente sua remuneração é superior à dos títulos emitidos pelo Tesouro, pois a debênture tem risco de crédito da empresa emissora, mas é uma alternativa de diversificação que poderá aumentar os rendimentos do investidor. Além disso, ao investir em uma debênture o investidor poderá ter rendimentos periódicos (juros) ou mesmo converter seu investimento em ação na data de conversão estabelecida na escritura, dependendo do tipo dessa debênture.

Ao investir em uma debênture, por ser um título de longo prazo, o investidor pode destinar uma parcela dos seus recursos que sabe que não irá necessitar antes do vencimento do título ou nas datas de suas amortizações do principal. Mas deve lembrar-se de que, investindo em uma debênture simples, está investindo em um título de renda fixa, e o imposto de renda é decrescente em função do prazo, atingindo seu patamar mais baixo para vencimentos acima de dois anos.

No caso da debênture conversível, para o investidor a aplicação é de renda fixa até a data de conversão estabelecida na escritura. Após essa data, se a opção de conversão for exercida pelo investidor, o investimento passa a ser de renda variável.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.