Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Avaliação de Risco 

 
 

Deve ser entendido tanto como a possibilidade de perda, como uma oportunidade de ganho, pois é a probabilidade de as coisas não ocorrerem como planejadas. Assim, representa o grau de incerteza do retorno do investimento.

O investidor em debêntures está sujeito a diferentes tipos de risco, tais como:

• O risco de um investidor não pagar pela subscrição de debêntures que realizou. Nesse caso, está sujeito à cobrança administrativa ou judicial, na forma que constar da escritura de emissão da debênture;
• O risco de não receber em dia os rendimentos sobre a aplicação em debêntures;
• O risco de não receber o principal ou os rendimentos sobre as debêntures que adquiriu;
• O risco da variação da taxa de juros durante o período de vigência da debênture, para aquele que precisa negociá-la a mercado;
• O risco do prazo longo, que inibe a troca de posições quando surgem oportunidades de aplicações mais atraentes no mercado.

No primeiro caso, o risco inexiste se ele pagar pelo que subscreveu, pois o pagamento de uma subscrição pode ser feito em dinheiro ou em bens, e esses bens devem ter valor econômico aceito e reconhecido por quem os recebe. Esta é a principal razão dessa ressalva na avaliação do risco,já que a companhia emissora pode acionar o subscritor que não cumprir a obrigação de subscrever.

Nos títulos de renda fixa em geral, o risco de crédito é o mais comum. Esse risco acontece nos casos em que o investidor não recebe, na data de vencimento, o valor investido acrescido da remuneração (rendimento). Em caso de inadimplemento ou insolvência da companhia emissora da debênture, cabe ao investidor a execução das garantias, conforme estabelecido na escritura de emissão e na legislação em vigor. A avaliação do risco é obtida pelo processo de classificação de risco conhecido como rating.

Portanto, para fazer uma boa avaliação sobre qualquer alternativa de investimento, o primeiro passo é ponderar seus objetivos, pois dessa forma o investidor tomará decisões de investimento baseadas em suas reais necessidades.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.