Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Meus sonhos 

 
 

Para cada um de seus objetivos de investimento você precisará de uma estratégia específica. O melhor é fazer uma programação de investimento separada para cada um deles. Mas note, esta é uma forma contábil apenas, para que você acompanhe a evolução de suas aplicações e veja se está conseguindo atingir suas metas.

Na hora de fazer a aplicação, reúna todo o montante que for de curto prazo, por exemplo, e faça uma única aplicação conservadora, como um fundo DI, por exemplo. Esse procedimento pode ajuda-lo a ter uma economia de custos nas suas operações.

Minha casa

Comprar a casa própria é um objetivo que você pode incluir entre as metas de longo prazo, ou seja, acima de cinco anos. No entanto, muita atenção. Você deve ir reduzindo a parcela de risco conforme for se aproximando a data de efetivar a compra do imóvel, de tal forma que, quando faltar apenas um ano para o desembolso, suas economias devem estar concentradas em aplicações mais conservadoras, como os fundos DI.

Viajar

Primeiro é necessário que você estabeleça a data em que quer embarcar para saber qual o prazo que você tem disponível para seus investimentos.

Se pretende embarcar em menos de um ano, não há muito que fazer, terá que concentrar suas aplicações no curto prazo. Mas observe que, neste caso, você não poderá contar apenas com os rendimentos para conseguir ter o suficiente para a viagem. Como o prazo é curto, a maior parte do esforço terá que ser feita por você, ou seja, economizar. Vale citar os pênaltis da tributação.

Mas se a viagem ainda é um sonho distante, então aproveite para tentar engordar suas economias em mercados de maior risco. Dessa forma, você coloca o seu dinheiro para trabalhar e, em três ou cinco anos, as quantias guardadas poderão render o suficiente para você levar a família para fazer a viagem dos sonhos.

Fazer uma pós-graduação

Antes de começar a investir para financiar sua pós-graduação ou o seu MBA, você precisará reunir o maior número de informações possíveis sobre a escola e o país em que você quer estudar.

Se for fazer um MBA no Brasil mesmo, então terá de atentar apenas para o prazo que tem para fazer sua aplicação. O prazo já é suficiente para que você estabeleça uma estratégia, ou seja, veja a melhor diversificação.

No entanto, se você for estudar no exterior, terá de levar em conta outras variáveis, como:

• A moeda do país em que você quer estudar;

• O custo de vida;

• Tributação para estrangeiros;

• Despesas com transporte / alimentação;

• Hospedagem.

 

Conheça o curso Introdução às Oportunidades de Investimento


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.