Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Seguros 

 
 

As apólices de seguro vão protegê-lo contra perdas que poderão se transformar numa catástrofe financeira. Para planejar suas necessidades de seguros pergunte-se:

• O que poderia ser segurado?

• Quanto custaria esse seguro?

• Que tipos de seguros devo ter?

Considere os riscos a que está exposto e como as perdas financeiras vão afetá-lo. Examine cuidadosamente suas coberturas potenciais da seguinte perspectiva: risco, custo e benefícios.

Não pague por seguros que você não precisa!

Para você

Na hora em que for contratar apólices, você deverá dividir os seguros em três categorias: aqueles que vão proteger você, os que vão proteger sua família e os que vão proteger seu patrimônio.

Antes de contratar as apólices que vão proteger você, responda:

• O que acontecerá se você for impedido de trabalhar por alguns dias, semanas, meses ou anos?

• No desempenho de sua profissão você pode ser alvo de demandas judiciais?

Como fica minha família

Suas apólices de seguro têm de conter proteção para cobrir suas despesas caso um desses riscos ocorra. Há apólices que vão garantir sua renda mensal mesmo se você for impedido de trabalhar por um período de tempo.

É importante também estar protegido contra demandas judiciais. Analise se sua profissão pode ser alvo desses processos.

Para sua família

Se você tem filhos, vai precisar de um seguro de vida. O valor da apólice dependerá muito da idade em que estão os seus filhos. Você deve calcular quantos anos faltam para que eles se formem e estimar o custo dos estudos até lá. Além disso, precisa prever como ficará o padrão de vida de sua família sem a sua renda. Por isso, responda:

• Qual a renda de sua mulher (ou de seu marido)?

• Você deixará algum tipo de pensão?

• Vocês têm algum outro tipo de renda, como aluguel de imóveis?

Para seu patrimônio

Faça uma lista de seus bens e veja quais são passíveis de ter uma cobertura de seguro. Em geral só pensamos em seguro quando compramos um carro. De fato esta é uma apólice importante.

Mas há outras apólices que protegem seus outros bens e que são bastante em conta. Imóveis alugados, a casa onde você mora, a casa de praia, enfim todo o seu patrimônio imóvel deve estar segurado. Trata-se de um custo que deve ser encarado como investimento e não como despesa.

Mesmo que você ainda não tenha um imóvel próprio e, portanto, more de aluguel, é importante checar com o proprietário do imóvel se há uma apólice de seguro. Caso contrário, verifique se no contrato há cláusulas que estabeleçam de quem é a responsabilidade financeira em caso de incêndio no imóvel ou qualquer outro dano que comprometa sua estrutura.


Conheça o curso Introdução às Oportunidades de Investimento


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.