Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Minhas despesas 

 
 

A maioria acaba tendo muitas despesas e poucas receitas. Água, luz, telefone, condomínio, escola dos filhos, supermercado, entre outras. E as receitas, muitas vezes, se resumem a apenas uma: o salário no fim do mês.

Além disso, todos os dias somos bombardeados com centenas de oferta de produtos. Natural, portanto, que sejamos motivados a comprar por impulso.

Por isso, é importante que você tenha listado todas as suas despesas, e saiba exatamente quanto elas representam na sua renda. Esse exercício, apesar de parecer um desafio, permitirá que você assuma o controle de sua vida financeira.

Lembre-se de que há dois caminhos para você aumentar seu fluxo de caixa: o primeiro é aumentar sua renda, o que nem sempre é fácil. E o segundo, que pode ser mais simples e depende basicamente de disciplina, é reduzir suas despesas.


Conheça o curso Introdução às Oportunidades de Investimento


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.