Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Orçamento familiar 

 
 

Fazer um orçamento significa, entre outras coisas, avaliar minuciosamente sua situação financeira, e identificar como andam suas despesas e suas receitas.

Realizar essa tarefa sozinho pode até não ser tão difícil, mas tenha certeza de que se você contar com a ajuda da família será ainda mais fácil.

É importante que toda a família participe de seus planos financeiros, assim ficarão unidos em torno dos mesmos objetivos. Não adiantará traçar metas financeiras se sua família não entender o papel que cada membro tem a cumprir para alcançarem juntos os resultados esperados.

Chame a família e juntos avaliem os gastos. Dos maiores e mais importantes como alimentação, moradia e educação dos filhos, aos menores, como a pipoca do cinema e o cabeleireiro do fim de semana.

Saiba que, por melhor que seja sua renda, todos os recursos são finitos. Portanto, sempre haverá espaço para cortar despesas desnecessárias em favor de um grande objetivo familiar. Lembre-se de que, ao dividir a responsabilidade sobre a vida financeira da família, você estará somando esforços e multiplicando as possibilidades de sucesso.


Conheça o curso Introdução às Oportunidades de Investimento


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.