Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Meus pais 

 
 

Seus pais lhe ensinaram muita coisa, pagaram seus estudos e sempre lhe deram uma mãozinha, para iniciar a carreira ou a construção de seu próprio patrimônio.

Mas vai chegar o dia em que você é que terá de cuidar do bem-estar deles. Por isso, terá de se preparar para incluir algumas despesas deles em seu próprio orçamento. Daí a necessidade de uma conversa franca para que você tenha a real dimensão da situação financeira de seus pais e se planejar para um possível aumento de suas despesas futuras. Mesmo que você e eles achem que é cedo demais para esta conversa.

Atenção ao plano de saúde

Quanto antes você checar as coberturas do plano de saúde de seus pais melhor. Mesmo que eles ainda sejam novos e estejam em boas condições de saúde, vale a pena certificar-se da qualidade do plano. Quanto mais o tempo passar, mais caro ficará o plano e mais difícil será de incluir cobertura.

Moram comigo

Levar seus pais para sua casa pode não ser tão ruim quanto parece a princípio, se você e sua família se prepararem para a nova situação. Veja sempre de uma perspectiva positiva: eles poderão ajudar na educação de seus filhos, poderão ser uma companhia agradável e ainda ajudar no orçamento doméstico.

Mas essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto, você, sua família e seus pais. Na maior parte das vezes é o orçamento que vai indicar se esta é a melhor opção.

Se chegarem à conclusão de que eles devem morar junto com a sua família, avalie, principalmente, se não é melhor planejar a compra de uma casa maior.

Vivem longe

Mesmo morando sozinhos, seus pais vão precisar de sua atenção. Certifique-se de que o orçamento deles está ajustado e de que a renda será suficiente nos próximos anos.

Lembre-se de que a renda de seus pais pode ficar estacionada por muitos anos, dependendo do tipo de aposentadoria que eles recebem.

Outro ponto relevante: vai chegar o dia em que eles não poderão mais viver sozinhos e terão de contratar um profissional que passe boa parte do tempo cuidando deles.

Esse profissional poderá ser um enfermeiro ou um empregado doméstico, dependendo das condições de saúde de seus pais. Esse é um custo que fica cada vez mais relevante com o passar dos anos.

 

Conheça o curso Introdução às Oportunidades de Investimento


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.