Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Os caminhos para investir 

 
 

Investir está cada vez mais fácil. O primeiro passo é escolher o fundo que mais atenda aos seus objetivos. Depois disso, para fazer a primeira aplicação, você deve procurar sua agência, ou acessar a internet de seu banco.

Na primeira opção você pode aproveitar a oportunidade e conversar com seu gerente sobre as expectativas do mercado, os produtos disponíveis bem como suas características e objetivos.

Mas agora, se prefere a internet para tomar sua decisão, a segunda opção pode ser mais indicada. Os bancos colocam a disposição de seus clientes, todas as informações necessárias em seus Home banking. Neste ambiente é possível acessar tudo que precisa saber para escolher bem seu investimento.

São mais de 8 mil opções de fundos no mercado, com investimentos a partir de R$ 50,00. Basta escolher como prefere investir seus recursos, e pronto!

Além disso, aplicações adicionais, resgates e consultas de saldos, podem ainda ser obtidos pela central de atendimento telefônico dos bancos, bem como sua rede de caixas eletrônicos.

Fique Atento

Fazer aplicações por telefone ou pelo caixa eletrônico é mais indicado para quem já tem alguma experiência e sabe no que vai investir. Além disso, esses canais não permitem aplicações iniciais.

A Internet e o contato pessoal na agência são formas mais indicados para quem tem dúvidas, não está completamente decidido ou precisa esclarecer algum ponto.


Como investir pela Internet

A internet é, sem dúvida, a ferramenta para investir que mais ganhou adeptos nos últimos anos. O motivo é simples: pela rede, os investidores têm à disposição uma ampla quantidade de informações para ajudá-los na decisão de investimento.

É mais fácil escolher um produto pela internet. Afinal, você pode colher informações de diferentes instituições financeiras e comparar suas diferentes características numa velocidade que só o mundo virtual permite.

Se você ainda tem alguma insegurança para investir pela internet, acompanhe o que você pode fazer para reduzir os riscos numa operação on-line.

Para investir com segurança pela internet

Dúvidas e temores

Como resolvê-los

Posso confiar numa instituição financeira que conheci pela rede?

Não se deixe convencer apenas pelas páginas da Web. Procure conhecer a instituição financeira na qual você pretende aplicar. Se possível, faça uma visita ou tenha uma conversa por telefone.

Não há riscos de quebra de sigilo das minhas informações bancárias?

Esse medo é comum em quem não tem o hábito de pagar contas pela rede. Os sistemas de segurança dos bancos são modernos e seguros.

E se eu tiver dúvidas sobre o produto que estou comprando?

A maioria dos bancos mantém um serviço que tira dúvidas on-line ou por telefone. Você só deve tomar uma decisão depois que esclarecer todos os seus questionamentos.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.