Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Como escolher 

 
 

Antes de analisar as alternativas de fundos disponíveis, é importante que você avalie o tipo de investidor que é. Isso dependerá, entre outras coisas, dos seus objetivos atuais.

Antes, reflita:

Sua principal preocupação hoje é acumular patrimônio para aposentadoria?

Ótimo! Você já tomou uma excelente decisão: planejar-se para o futuro. Seus objetivos são de longo prazo, então neste caso, você pode optar por fundos que objetivam retornos ao longo do tempo, em que a liquidez não necessariamente é fator tão relevante neste momento.

Seu objetivo atual é proteger o patrimônio que você já acumulou?

Parabéns! Você veio ao longo de todos estes anos garantindo a tranquilidade dos dias de hoje. A liquidez para você neste momento é mais importante, e opções mais conservadoras farão com que possa tirar proveito de suas economias a qualquer momento.

Entender em que momento da vida você se encontra é uma tarefa simples, mas, para que você colha os resultados esperados, é preciso muita disciplina.

Avalie:

Seus objetivos sempre: eles mudam ao longo do tempo, dependendo de que fase da vida você se encontra.

Sua tolerância ao risco: invista em fundos que tenham política de investimento adequada ao seu perfil. Investir em um fundo apenas porque está rendendo mais pode lhe custar muitas noites de sono.

Seu prazo para investir: selecione recursos de curto e longo prazos. “Pular de galho em galho” pode não ser uma boa estratégia, pois você pode arcar com custos de impostos desnecessários.

Acompanhe seus investimentos: consulte periodicamente a rentabilidade, mas não se assuste com movimentos pontuais de mercado. Investimentos de longo prazo tendem a trazer melhor retorno, pois neutralizam movimentos sazonais.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.