Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Classes de Fundos 

 
 

Um fundo pode aplicar os recursos dos investidores em diversos tipos de ativos: em ações, em CDBs, em títulos do governo, em aplicações complexas e sofisticadas. Como saber onde seu dinheiro vai parar quando você aplica em um fundo? 

Existem milhares de fundos no Brasil e cada um deles tem a sua política de investimento. Mas, para ajudar os investidores, eles foram divididos em categorias e tipos, que agrupam os fundos segundo o tipo de aplicação que fazem. É como se elas fossem corredores e prateleiras de supermercado: cada corredor contém produtos com caracteristicas similares, enquanto as prateleiras trazem produtos iguais, mas de marcas diferentes. 

As categorias e tipos nos ajudam a comparar os fundos. Sabendo quais são do mesmo tipo, podemos confrontá-los sem medo de misturar “bananas com laranjas”.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão do governo que regulamenta a indústria de fundos, dividiu a indústria em quatro grandes categorias e previu o uso de uma série de sufixos nos nomes das carteiras para identificar melhor de que tipo são.

Para facilitar ainda mais o entendimento do investidor e a comparação entre produtos similares, a ANBIMA subdividiu os fundos em diversas classes, baseadas em três níveis que refletem tanto as estratégias de investimento quanto os fatores de risco associados às carteiras, de modo a detalhar ainda mais as características de cada uma.


Se você entender bem o que significa cada uma dessas classificações, vai conseguir tomar suas decisões de investimento com maior segurança.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.