Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Tributação 

 
 

Tributação dos Fundos de Investimento

Conhecer a tributação de cada uma de suas aplicações é fundamental para você não pagar impostos desnecessários.
Em termos gerais, todas as aplicações financeiras estão sujeitas à cobrança de dois tributos no Brasil: o IR, ou Imposto de Renda, e o IOF, ou Imposto dobre Operações Financeiras.

O Imposto de Renda (IR) é um tributo cobrado pela Receita Federal que todas as pessoas físicas que ganham a partir de uma determinada renda precisam pagar no Brasil. No caso do mercado financeiro, é cobrado IR sobre os ganhos que as pessoas têm em suas aplicações (existem algumas exceções, como a poupança e algunso outros tipos de investimentos).

Os fundos de investimentos são classificados em três categorias para efeitos de Imposto de Renda. O cálculo do imposto depende do período em que você permanecer com o dinheiro investido no fundo e do tipo fundo:


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.