Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Glossário 

 
 

I

Ibovespa - O Índice da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (antiga Bolsa de Valores de São Paulo) mede o comportamento das ações mais negociadas e indica o desempenho médio das cotações de uma carteira teórica de ações negociadas no pregão. A carteira considerada possui ações de 55 empresas, selecionadas entre as que representaram 80% do volume negociado no mercado nos últimos 12 meses. Os papéis do Ibovespa também devem ter presença mínima de 80% nos pregões analisados e participação superior a 0,1% do volume financeiro total. Essa carteira teórica é revisada a cada quatro meses.
Ibovespa Futuro -
Contrato de derivativo do Ibovespa negociado na BM&FBOVESPA (antiga BM&F). Expressa a pontuação do Ibovespa, à vista, numa data futura.
IBX -
Esta é a sigla para o Índice Brasil que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações, selecionadas entre as mais negociadas na BM&FBOVESPA (antiga BOVESPA), classificadas em ordem decrescente por liquidez e por negociabilidade, ou seja, o número de negócios e o volume financeiro medidos nos últimos 12 meses. O IBX foi introduzido pela Bovespa em 1997. As ações que compõem a carteira sofrem uma ponderação, de acordo com o número de ações disponíveis no mercado. Esta carteira teórica é revisada a cada quatro meses.
IEE -
Sigla para Índice de Energia Elétrica. Índice composto somente por ações de empresas do setor de energia elétrica.
IGP-DI -
Sigla para Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna. Mede a variação de preços no mercado de atacado, de consumo e construção civil. É composto pela soma de outros três índices: IPA (Índice de Preços por Atacado), com peso de 60%; IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%, e INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), com peso de 10%. O IGP-DI exclui os produtos importados, considerando apenas o que é produzido internamente. É calculado com base nos preços apurados do primeiro ao último dia de cada mês.
Indexador -
É o índice escolhido para correção de valores de contratos e ativos financeiros.
Índice de Sharpe -
Índice que permite relacionar o risco e o retorno envolvidos num determinado investimento. Para os profissionais do mercado financeiro, quanto maior o retorno e menor o risco, maior será o índice de Sharpe daquela aplicação.
Índice Dow Jones -
Índice utilizado para medir a performance dos negócios na Bolsa de Valores de Nova York. O Dow Jones é composto por uma carteira provável, com as ações mais negociadas na NYSE (New York Stock Exchange).
Inflação -
Aumento persistente de preços, de forma generalizada, que resulta numa perda do poder aquisitivo da moeda.
INPC -
Sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Média ponderada de índices elaborados pelo IBGE para as regiões metropolitanas do País (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Brasília e Goiânia).
12

Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.