Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Análise de perfil 

 
 

O mercado financeiro possui uma infinidade de ativos e produtos diferentes, cada um com características bem particulares. O investidor vê-se diante de muitas opções e uma pergunta. Qual é o mais indicado para si?

Os bancos e corretoras criaram uma forma de ajudar o investidor a descobrir os melhores produtos para aplicar seus recursos. O procedimento foi batizado de Análise de Perfil do Investidor (API). Em geral, trata-se de um questionário onde os clientes respondem sobre sua condição financeira, idade, quantidade de recursos que disponibilizam para investir, para que pretendem utilizar o capital que estão investindo, em quanto tempo etc.

As respostas agrupadas mostram o seu perfil de investidor e, em alguns casos, já sugerem em quais produtos você pode alocar que fatias do seu capital. Isso dá mais segurança para o cliente, no momento de ele investir seus recursos.

No exterior, a API é conhecida como suitability e é bastante aplicada em países onde o mercado de investimentos é maduro.

Não concordo com meu perfil

Alguns clientes, ainda que orientados sobre os investimentos mais adequados ao seu perfil, aqueles como menos chances de trazerem frustrações, optam por investir em outros produtos.

É o caso de clientes considerados conservadores e que querem aplicar boa parte de seus recursos em ações, por exemplo. Nesses casos, a instituição sugere que ele siga seu perfil de investimento, mas podem atender o pedido do cliente, desde que este assine um termo atestando que está ciente dos riscos que está assumindo.

Importante ressaltar que, assim como vantagens, todos os investimentos têm riscos e é importante conhecer a fundo todos os que envolvem o produto que você escolheu.


Leia mais sobre a API na reportagem Você conhece seu lado investidor? e confira, na seção Vídeos, a entrevista que o superintendente executivo da Corretora Santander, Eduardo Jurcevic, deu sobre o assunto.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.