Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Investidores 

 
 

Não é à toa que os especialistas falam sempre em “finanças pessoais” e “investimentos pessoais”. As decisões à respeito de dinheiro são sempre muito pessoais mesmo: elas precisam estar de acordo com as coisas em que você acredita, com o seu jeito de ver o mundo, com o que você planeja para sua vida e seu dinheiro. Por isso, é muito importante tomar todas as decisões de investimentos depois de refletir muito, de estudar as opções, de estabelecer expectativas razoáveis sobre o que você pode conseguir de ganho e, não menos importante, de saber os riscos que você está assumindo ao colocar o dinheiro em algum tipo de aplicação.

Assim, é preciso tentar, ao máximo, avaliar racionalmente as suas opções. Um passo importante para te ajudar a fazer isso é refletir sobre o seu perfil de investidor. Ao traçar o seu perfil, você terá uma ideia inicial sobre que tipos de investimento são adequados para você, e começar a escolher a partir daí. É claro que nem sempre nós conseguimos ser completamente racionais ao tomar decisões. Pelo contrário, muitas decisões que nós tomamos são fortemente influenciadas por nossas emoções. Aqui, o importante é sabermos que estamos sujeitos à influência dos nossos sentimentos e estar atentos a eles, tentando evitar tomar decisões baseadas apenas em impulsos que podem acabar em prejuízos.

No Brasil, o mercado de produtos e serviços de investimento é bem regulado e monitorado tanto pelo governo quanto pelas instituições de mercado. A ANBIMA, associação que mantém esse site, estipula várias regras de como os produtos devem ser oferecidos para os investidores, por exemplo. No entanto, como em todos os casos, aproveitadores podem montar fraudes para tentar enganar os investidores, causando prejuízos e atrapalhando a realização dos sonhos de quem poupa e procura aplicações adequadas. Para se proteger, nesse caso, a gente precisa estar sempre atentos às fraudes e saber que cuidados tomar antes de investir.

Entender os produtos e serviços financeiros às vezes pode ser difícil. Você precisa, no mínimo, saber o que perguntar e ao que deve ficar atento na hora de optar por uma aplicação. Escolher onde investir seu dinheiro é uma decisão muito importante e você deve dedicar tempo para escolher suas aplicações.  Para ajudar os investidores nesse processo, no Brasil, as instituições precisam ter profissionais preparados. Você pode e tem o direito de ser atendido por profissionais certificados quando busca por informações sobre investimentos.

Nessa seção, você encontrará mais detalhes sobre como avaliar seu perfil, sobre as principais armadilhas de comportamento e fraudes que podem prejudicar os investidores e sobre como atuam os profissionais certificados no mercado brasileiro.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.