Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Quem pode te ajudar? 

 
 

Você não gostaria de ser atendido por um profissional da saúde sem qualificação, certo? Com os investimentos é a mesma coisa: antes de fechar qualquer negócio, é essencial verificar se o atendimento é feito por um profissional qualificado. Para isso, existem as certificações da ANBIMA que atestam o nível de conhecimento daqueles que oferecem ou recomendam produtos de investimento para o público.

A certificação é uma exigência do Banco Central para todo profissional que vende produtos de investimento em uma instituição financeira. Para ser aprovado em um exame de certificação, é preciso conhecer muito bem os produtos e quais são os riscos envolvidos em cada um deles. Isso garante que o investidor seja orientado por profissionais qualificados e tenha melhores condições de decidir sobre seus investimentos.

O gerente da agência do seu banco é um bom exemplo de profissional que precisa deste requisito para atuar. A prova da ANBIMA que deve ser feita por ele é chamada de CPA-10. Você tem direito de ser atendido por alguém certificado, e pode exigir isso da instituição financeira.

Para verificar se o seu gerente possui a certificação, basta questionar a instituição ou verificar diretamente no site da ANBIMA, digitando o nome do profissional ou o CPF no campo indicado.

Outro tipo de certificado, a CPA-20, é exigido dos profissionais que atendem investidores qualificados (com recursos superiores a R$ 300 mil) e os segmentos private (clientes que possuem em geral mais de R$ 1 milhão para investir), corporate (empresas) e investidores institucionais (grandes investidores corporativos como fundos, seguradoras, bancos, etc.).

Gestores de investimentos, que fazem a gestão de fundos, também devem ser certificados. Para cada categoria existe um tipo diferente de prova, e todas as certificações devem ser renovadas a cada cinco anos.

Caso algum profissional sem certificação tente vender a você produtos de investimentos, o banco pode ser multado pelo Banco Central e pela ANBIMA. Se isso ocorrer, procure uma destas entidades e denuncie. No caso da ANBIMA, você pode escrever, identificando-se assim como citando o nome do profissional, instituição e relato do ocorrido, para o e-mail supervisaodecertificacao@anbima.com.br. No caso do Banco Central, o detalhamento de como a denúncia deve ser feita está disponível no site da autarquia, no ícone Cidadão, Atendimento ao Público. Fique atento, pois isso garante que você terá o atendimento de alguém qualificado e maior segurança na hora de tomar qualquer decisão.

Os consultores de investimentos também podem ser certificados, mas neste caso não se trata de uma obrigação, mas sim uma distinção do profissional. Chamada de Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA), esta é uma recomendação da entidade, e representa uma distinção ao profissional que a obtiver. Os consultores são aqueles que assessoram investidores em seu planejamento de investimentos, seja em agências bancárias ou em plataformas de investimento, auxiliando na escolha dos investimentos em função de seus objetivos e tolerância a riscos. 
 

Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.