Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Títulos Públicos 

 
 

Os títulos públicos fazem parte do mercado de títulos de renda fixa. Neste mercado, os papéis oferecem uma remuneração em condições e prazos preestabelecidos. No vencimento dos títulos, o investidor recebe o capital principal de volta, acrescido do rendimento da operação. O emissor dos títulos públicos federais é o Governo Brasileiro, por intermédio do Tesouro Nacional, e sua negociação no mercado secundário é feita entre as instituições financeiras.

Os títulos de renda fixa, em geral, se caracterizam por devolver o principal investido, no vencimento da operação, pagando juros. Alguns títulos de renda fixa são negociados por um preço que é dado pelo deságio sobre seu valor de resgate, sendo que, neste caso, os juros estão implícitos e são refletidos no “desconto” da operação.

Os títulos públicos federais têm como objetivo prover recursos necessários à cobertura dos déficits orçamentários do governo. Também são importantes instrumentos para a implementação da política monetária, uma vez que quando o Banco Central vende títulos está retirando dinheiro de circulação e quando recompra os títulos, está colocando dinheiro em circulação.

O Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBovespa, disponibiliza uma plataforma de negociação dos títulos públicos para pessoas físicas, pela internet, chamada Tesouro Direto. Atualmente, nesta plataforma são negociados diversos tipos de títulos públicos, como os Tesouro Prefixado, os Tesouro Selic e os Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Nesta seção do site você poderá saber mais sobre as características destes títulos públicos.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.