Busca
Como Investir - O Portal de Educação Financeira da ANBIMA

 Perfil do Investidor 

 
 


Em razão das características mais conservadoras dos títulos públicos, este investimento é ideal para quem deseja montar uma carteira de papéis de renda fixa com baixo risco de crédito. O tipo de título recomendado, no entanto, dependerá dos objetivos, horizonte do investimento e tipo de risco que o investidor quer ou não correr. O prazo do investimento e os objetivos dos investidores atendidos pelas opções de papéis disponíveis são amplos. Por isso, os títulos são alternativas tanto para metas de curto quanto de médio ou longo prazo. E mais: permitem investimentos a partir de R$ 30.

O Tesouro Direto permite que o pequeno investidor administre diretamente suas aplicações, sendo também possível autorizar um agente de custódia (instituição financeira habilitada a operar no Tesouro Direto) a realizar aplicações programadas e automáticas, periodicamente, em seu nome.

Uma vez comprados os títulos, é possível aguardar o vencimento do papel (data predeterminada para resgate do título), quando os recursos serão depositados na conta do investidor. Mas caso seja do interesse do investidor, também é possível revendê-los antecipadamente ao Tesouro Nacional. As recompras são diárias, realizadas entre as 18h e as 5h do dia seguinte. Nos fins de semana e feriados, os títulos podem ser revendidos em qualquer horário. As transações, nos dois casos, são executadas pelo último preço de mercado disponível.


Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados

Licença Creative Commons

© Como Investir. O conteúdo do site Como Investir está protegido pela licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivados 3.0 Não Adaptada. Você está autorizado a reproduzir o conteúdo, desde que cite a fonte original, não edite ou altere as informações e não faça uso comercial delas. Por favor, consulte o site da Creative Commons para verificar as condições legais para utilização do conteúdo.